Já se encontrou em uma situação onde é difícil definir as cores para produzir algum material para a sua empresa? As cores de marca podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de um produto ou marca? Para muitos pode parecer uma escolha trivial e orientada pelo gosto pessoal. Entretanto, essa escolha pode impactar no modo como seu produto é visto, percebido e aceito pelo público. Isso tudo pode ter um impacto direto em suas vendas e performance no mercado. A escolha de cores de marca faz parte do trabalho de Branding. Por isso este artigo traz informações simples e rápidas para te ajudar a na hora da escolha. Dessa forma fica mais fácil passar ao profissional o que você necessita em seus materiais e não apenas basear sua decisão em um gosto pessoal. Queremos te ajudar a garantir o sucesso de sua empreitada. O sucesso de um produto ou marca dependem da reação de seu consumidor. Pense nas como uma relação causa/efeito. Dependendo da cor escolhida alguns efeitos serão gerados. Com efeito a cor causa quatro tipos de efeito nos seres humanos:
As cores influenciam a produção de substâncias químicas em nosso organismo. Ou seja, tons de azul e verde estimulam a produção de substâncias com efeito calmante. Enquanto tons de vermelho podem acelerar o batimento cardíaco e deixar o corpo mais alerta. Pense em qual reação biológica o seu produto e/ou marca devem causar. Por exemplo, há necessidade de um público relaxado e sereno ou alerta e energizado para a mensagem que você deseja enviar?
Fonte da imagem: Smarttalk Tome bastante cuidado com o efeito emocional das cores de marca para que seu produto não seja interpretado de maneira errado pelo público. Afinal não somos seres que tomam decisões 100% racionais. A saber, a emoção, obrigatoriamente, está envolvida no processo de compra e tomada de decisão do público. Pense neste exemplo: Tratando-se de um banco de investimentos, vale mais passar a sensação de amigável ou de confiança? Certamente a confiança vem em primeiro lugar, por isso cores mais frias e tons de azul devem predominar.
Notou algo estranho nessas imagem? Certamento percebeu, e assim acontece porque seu cérebro já memorizou as cores originais dessas marcas e agora está te enviando sinais alertando o que você vê não é aquilo que aprendeu anteriormente. Como já citado no ponto anterior, nosso cérebro assimila cores a outros elementos. Dessa maneira o processo de memorização é beneficiado pelo uso delas. Alguns portais de notícias dividem suas seções por cores. Exemplo: verde para esportes, azul para economia, etc. As marcas que decidem reformular seus logos insistem em manter as cores originais. Tudo por um motivo: a assimilação. A assimilação da cor e ativação da memória ocorre diversas vezes durante o seu dia: uma geladeira vermelha no mercado te informa, sem necessidade da linguagem escrita, que ali você encontrará Coca Cola. A combinação de vermelho e amarelo nos lembra do McDonalds e é capaz, até mesmo, de abrir o nosso apetite. Portanto, combinações muito utilizadas devem ser evitadas para que não haja a confusão de seu produto com outros já predominantes no mercado. Outra dica valiosa é ter uma paleta de cores de marca bem definidas para a sua marca e seus produtos. Assim o consumidor será “educado” realizando sempre a associação dessas cores com sua marca.
Funeral Budista | Fonte: UOL Entender a cultura em qual seu produto está inserido é essencial na escolha das cores. Existes grandes disparidades no significado das cores dependo do local onde se vive. Por exemplo: a cor preta. Para a sociedade ocidental vestimentas pretas indicam luto, entretanto no Japão e China utilizam a cor branca, no Egito a cor amarela e no Irã a cor azul.
O efeito cultural pode se estender até mesmo em esferas menores. Dificilmente um torcedor corintiano se sentirá confortável em um ambiente onde predominam as combinações de verde e branco. Consequentemente, no desenvolvimento de materiais de divulgação, o peso cultural das cores escolhidas deve ser pesado na decisão. Pensando sempre nestes 4 efeitos – Biológico, Emocional, Psicológico e Cultural – que as cores causam em nós a decisão da melhor combinação que deve ser adotada. Portanto, no design de uma marca é preciso saber harmonizar essas cores para convergirem na reação que você espera de seu público. Não existem cores pré-determinadas que garantem o sucesso, porém um estudo de seu produto, público, perfil e valores definem uma paleta de sucesso. Agora me responda: você está utilizando as cores do seu sucesso? Em caso de dúvidas, sugestões de temas ou críticas, utilize nossa seção de comentários abaixo.